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PROF. AL RIES

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É considerado uma das pessoas mais influentes destas 2 últimas décadas. Preside junto com sua filha Laura Ries a empresa Ries & Ries, uma consultoria de estratégias de marketing. Estrategista brilhante de marketing e autor de inúmeros livros como: Positioning Marketing Warfare, Focus, The 22 Immutable Laws of Branding, The Fall of Advertising & the Rise of PR, The Origin of Brands.

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Trabalhou no departamento de publicidade de General Electric antes de fundar sua própria agência de publicidade na cidade de Nova York, Ries Cappiello Colwell em 1963. A agência depois mudou a uma consultoria de estratégias de marketing, Trout and Ries. junto com sua filha e sócia, Laura Ries fundaram a empresa ries & ries e hoje são consultores de companhias incluidas nas lista das 500 Fortune, dando seminários ao redor do mundo. foi eleito uma das pessoas mais influentes no campo das Relações Públicas no século 20 pela revista PR Week.

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Ries & Ries Consulting

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Criar uma marca exitosa, como por exemplo iPod (HISTÓRIA), é ao mesmo tempo simples e difícil. O mais importante é ser o primeiro numa nova categoria. Coca-cola foi a primeira da fila. McDonald’s (HISTÓRIA), a primeira rede de hambúrgueres. Nescafé (HISTÓRIA), o primeiro café instantâneo (leia: nadar num oceano azul).

E no entanto, na gíria marketeira esta idéia de ser os primeiros nunca se menciona. Pelo contrário, a ênfase parece sempre pôr-se na criatividade, investigação de mercado, promoção de vendas, gasto publicitário e, especialmente: "a grande idéia".

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nunca escutei nem li ninguém dizer que o grande segredo para criar uma marca poderosa está em ser o primeiro. Isso é algo que aos marketeiros não agrada escutar porque pareceria que denigre sua especialidade.

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Crêem que implica que o marketing não é importante, que tudo o que precisa que fazer para ser exitoso é ser o primeiro. Isso ocorre, porque só escutam a primeira parte da mensagem. A segunda parte de minha mensagem é que quando digo “ser o primeiro” não me refiro ao mercado senão à mente.

Qualquer um pode chegar primeiro ao mercado, mas faz falta bom pensamento marketeiro para instalar-se nas mentes como o primeiro. Deste ponto de vista, ser o primeiro no mercado pouco importa. Uma marca se cria quando se chega primeiro às mentes.

Em nossa pesquisa de marcas, muito poucas entre as líderes foRAM, em realidade, as primeiras. Pelo geral sempre há uma série de tentativas frustradas até alguém conseguir meter-se na consciência dos consumidores.

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Ford  (HISTÓRIA) foi a primeira marca que se gravou na gente ainda que antes teve muitos automóveis dando voltas pelo mundo. Du Mont foi a empresa que construiu o primeiro televisor em EUA, mas a marca nunca prendeu. Hurley construiu a primeiro máquina de lavar roupas, mas a marca nunca chegou à mente das pessoas.

Poderia dizer-se que o marketing tem como função encher um buraco vazio na mente. Os especialistas em marketing têm o costume de ser demasiado literais quando tratam de imaginar o nome de uma categoria nova.

O que mais importa não é descrever os benefícios de uma nova categoria, senão expressar a essência da nova categoria da maneira mais simples possível.

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