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Tim Sanders, instrutor de lideranças no Yahoo, escreveu um livro titulado "The Likeability Factor - O fator simpatia", e comenta que conseguir que a gente queira estar com um, é verdadeiramente o segredo de uma vida feliz e proveitosa.

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Sanders escreveu um best-seller há três anos no qual definia a simpatia ou o cair em graça, como a capacidade de criar atitudes positivas nos demais através da transmissão de benefícios emocionais e físicos. Baseado em estudos acadêmicos que parecem demonstrar que à gente agradável vai melhor na vida, Sanders sublinha os quatro aspectos da simpatia:

1.- Cordialidade: - Expressar que outra pessoa nos cai bem, comunicar que é bem-vinda.
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2.- Relevância: - se trata em definir até onde um se conecta com os desejos e as necessidades do outro.
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3.- Empatia: - Conseguir um entendimento tão íntimo que os sentimentos, pensamentos e motivos de um, sejam rapidamente entendidos por outro.
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4.- Ser real: - Diz que é importante ser objetivo e real e não tentar vender uma imagem ao mundo.

Por outra lado, Samuel B. Bacharach, professor da Escola de Relações Industriais e Trabalhistas da Univ. de Cornell, concorda em que, lhe cair bem à gente ajuda, mas ele agrega que isto, por si só, não nos permitirá conseguir nada.

É necessário ganhar apoio e convencer aos céticos de que adotem nosso ponto de vista. E isso implica apelar à política.

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A política é simplesmente a maneira com que influímos nos demais para atingir nossos objetivos, escreve.
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Sempre que estes objetivos sejam positivos, e não se consigam a expensas dos demais, a política que se aplica para conseguí-los não é nem manipuladora nem negativa. Os ditadores podem ser políticos, mas os santos também.

Por outro lado, Lacey T. Smith, que lidera seminários de negociação, é autor do livro "GET IT", assessora Senadores americanos e representa generais em temas de interesse do exercito perante o congresso, adota um enfoque contra-intuitivo. Em seu novo livro sobre a arte de negociar no trabalho, diz que se costuma subestimar a moderação e a sensatez nas negociações.

Não tem que ver com a lógica e a racionalidade. Nossa tarefa consiste em entender as emoções próprias e as da outra parte, porque esta emoções definem nossos interesses.

Invariavelmente, diz, um sairá ganhando se consegue entender as expectativas e medos da outra parte. O segredo do sucesso no trabalho é cair bem à gente, forjar coligações e negociar.

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