Satisfazer
ao cliente já não é suficiente
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sala dos artigos de
fidelização
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Trate uma pessoa como
ela é, e ela seguirá sendo tal qual. Trate-a como poderia ser, e se
converterá no que deve ser (Jimmy Johnson). Satisfazer o cliente é
importante para todas as empresas; que o cliente fique satisfeito
por adquirir aquele produto ou serviço que nossa empresa oferece é
algo fundamental. No entanto os clientes agora precisam mais, agora
tem que enamorar ao cliente em todos os seus aspectos, satisfazer
suas necessidades psico-sociais como ser humano. Um ser humano por
natureza solicita ser mimado, valorizado, respeitado, escutado,
recompensado, e inclusive ser desculpado, pertencer a um grupo, não
estar limitado e geralmente ter sempre razão
(Artigo:
Como melhorar os resultados das vendas).
A concorrência
cruel que tem se desencadeado em nossos dias, solicita mais que
uma guerra de preços e envolve mais virtudes que
características, digamos que agora os negócios se combinam com o
prazer.
Esta combinação de
necessidades tem feito com que a qualidade no atendimento ao cliente
tenha se tornado algo mais que uma ciência, se converteu em uma arte
no qual entra em jogo toda a empresa, desde o contato direto até o
indireto com o cliente. Devido a que o cliente já não pretende sair
unicamente satisfeito de nossa empresa, deve-se criar um ambiente
propício para que o cliente saia sumamente enamorado do serviço
prestado, talvez falar de enamoramento seja um pouco drástico, no
entanto ao ganharmos o coração de nosso cliente, conseguiríamos um
parceiro fiel a nossa empresa. Enamorar um cliente, como planeja
Brian Clegg em seu livro: "Cative o coração de seus clientes", supõe
persuadir-lhe, abrigá-lo, sorrir-lhe, satisfazer seus desejos
(Artigo:
conheça seu cliente,
antes de se casar com ele).
Cativar seu coração é
fácil:
facilite-lhe uma
grande variedade de canais para que compre, solicite informação,
se queixe ou reclame. Desenvolver este ambiente propício de
enamoramento em nossa empresa, é compatível com aquela cena
romântica com a pessoa de nossos sonhos, mesa pequena a luz de
velas, bom vinho, delicadeza na música, voz baixa, atenção,
sorrisos sutis e ademais, um ambiente perfeito em um momento
indicado, da mesma forma se deve sentir nosso cliente ao
introduzir-se nesse mundo de sonhos que se produz única e
exclusivamente para ele. Isto pode ser possível só se a empresa
tem o carisma indicado para poder levar a cabo os componentes
necessários para este enamoramento
(Artigo:
Como atender os
clientes com qualidade).
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Converter-se em
pessoas que tratam com pessoas seria uma estratégia muito boa
para poder começar um atendimento ao cliente de qualidade que
não cubra sua única satisfação. Digamos que poderíamos voltar ao
básico e usar os valores principais que faz que uma pessoa se
sinta socialmente aceita e porque não, também querida. Ao usar
as técnicas de satisfação ao cliente, é preciso tratar o cliente
como se fosse o melhor de nossos clientes, o mais freqüente e o
mais querido de nossa empresa, no entanto devemos como empresa
acreditar realmente que todos os nossos clientes o são, para
poder facilitar o carisma que gere este ambiente que consiga
enamorar a nossos clientes
(Artigo:
Carisma...).
A necessidade
de ser uma empresa líder, obriga muitos a esquecerem das
questões básicas que não geram investimento, nem custo, como
o é oferecer um serviço de qualidade, que quando o cliente
sai satisfeito faz com que eles nos dêem preferência, no
entanto pelo mesmo custo. Quando nossos clientes se enamoram
por nosso serviço conseguimos que não prefiram a ninguém
mais e isso pode ser mais valioso. então já estaríamos
combinando os serviços com prazer.
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PROF.
Jorge Carlos
Canto Esquivel
MSC. EM ESTRATÉGIA
COMERCIAL E marketing
PROFESSOR da
Univ Modelo em Merida,
Yucatan, México
artigo recomendado:
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