posicionamento
privilegiado ou trafego qualificado?
.
Não se
deixe enganar se vê que em um site de pesquisa sua empresa sai bem
posicionada, quando introduz determinados termos. É necessário algo
mais.
.
Se ocupar os primeiros lugares em sites de pesquisas como
MSN,
Google, Yahoo,
Altavista,
em determinados conceitos ou palavras chaves, tem se convertido em sua
obsessão, deixe sua mente em branco e reflita por um momento:
estar
NOS PRIMEIROS resultados para as pesquisas desses conceitos é
realmente seu objetivo?
ou prefere um meio de conexão com seu público potencial, quer dizer,
de conseguir para sua home page, um tráfego qualificado?
.
Que possibilidades reais existem que seus potenciais clientes teclem exatamente
esses conceitos, precisamente no site de pesquisa, onde sua página
ocupa os primeiros lugares?
.
Uma vez que
a grande maioria de administradores de páginas web tem aceito que o
marketing de links patrocinados, é a estratégia mais rentável a longo
prazo para captar público qualificado na internet, as companhias que
prestam serviços de otimização web, alta e posicionamento em pesquisa, tem se lançado uma carreira de promessas de primeiros
lugares para seus clientes em cinco, dez, quinze conceitos de pesquisas
concretos, seja qual for o campo de atividade ou segmento da página web
a posicionar (OS
PORTAIS ESPECIALIZADOS SÃO A CHAVE). Aí cabe então se questionar:
interessa
o posicionamento
em sites de pesquisa o um trafego web qualificado?
Os clientes
potenciais podem chegar a aterrissar em sua página web por tal
variedade de expressões, frases, palavras, sinônimos, expressões e
até por digitação incorreta que é impossível que um posicionamento
em dez, quinze ou vinte conceitos de pesquisa, sejam suficientes para
abranger o amplo e imprevisível espectro de expressões que podem fazer
que um potencial cliente, caia na sua rede, através de sites links
patrocinados..
No difícil
universo de destaque comercial das marcas dentro dos sites de PESQUISA, existem muitos enigmas
até para os mais supimpas do
mercado. É um novo campo com regras, oportunidades e truques que devem ser
estudados em profundidade e reciclados diariamente. A crescente
generalização da otimização web está apagando a vantagem
competitiva que supunha durante um tempo, esta estratégia de
captação de trafego qualificado.
.
A otimização e o posicionamento se vão centrar nos conceitos de
pesquisa, capazes de gerar a mais alta conversão a clientes. As
ferramentas de identificação e medição dos indicadores chaves de
rendimento de uma página web, vão ser fundamentais para obter o melhor
retorno sobre o investimento da home page.
Para
os nossos colegas de representação
comercial, repassamos um conselho
que nos enviaram dos EUA, alguns colegas de representação comercial de
outro lado,
que formaram um modelo de construção de relacionamentos através da
web e que passa pelo desenvolvimento de um web site simples, mas em
contrapartida tem o principio do tráfego baseado no que eles chamam de "COMERCIAL
CAPITAL" (CAPITAL COMERCIAL),
onde se valoriza sempre em
1º LUGAR, quem os conhece e
em
2º LUGAR
a quem conhecem:
Não
é tão importante para um representante comercial a QUEM conhece, mas
sim quem O conhece e sua forma de relacionar-se com outros profissionais,
o que muitas vezes marca a diferença entre uma empresa de
representação bem sucedida com excelentes contratos e outra nem
tanto E DE CONTRATOS FRACOS. CLARO QUE NÃO VAMOS APENAS FICAR NESTE
COMENTÁRIO E JÁ ESTAMOS ADAPTANDO O PROJETO "COMERCIAL
CAPITAL" PARA LHES PASSAR EM UNS DIAS... E QUEM O SEGUIR E APENAS
ISSO, ENTENDERÁ PORQUE NO ANO 2000 QUANDO LANÇAMOS O PROJETO SDR,
UTILIZAMOS A FRASE que mantemos ATE HOJE nos jornais: "DÉCADA DO REPRESENTANTE
COMERCIAL".
.
pesquisa
patrocinada:
- Implica comprar os termos,
conceitos, etc., que os consumidores utilizam para pesquisar informação específica na
web para que sua página web apareça no primeiro resultado. O processo analisa os resultados da
pesquisa à que os consumidores chegam com os links aos sites dos anunciantes, cruzando os interesses do consumidor com o produto que o anunciante tem para
oferecer.
COM
este tema PODE SE explicaR o processo
que GEROU APROXIMADAMENTE US$ 2.600 milhões de dólares em lucros PARA
OS SITES DE PESQUISAS EM 2004 e PODE GERAR US$ 6 bilhões ESTE
ANO.
requer uma mentalidade diferente dos profissionais do marketing interativo que
DESENVOLVEM, PUBLICAM e avaliam a eficácia de um AVISO OU ANÚNCIO noS
SITES DE PESQUISA..
Primeiro porque as campanhas vão se ajustando sobre a marca. A publicidade no site de busca é dinâmica, em tempo real e permite seguir os consumidores em seus movimentos pela
home page. Os anunciantes que competem entre si, compram coleções de termos, frases e depois olham em tempo real, como é a resposta dos
consumidores pelos cliques.
Isto lhes permite ir ajustando as palavras e frases com base na
conduta ou ausência de conduta de centenas ou milhares de consumidores expostos a uma
palavra ou frase específica ou em um determinado momento.
Estas
novas modalidades de marketing interativo através de pesquisas pagas por
clique nos links nos EUA no mês de dezembro, fez com que os anunciantes utilizassem uma quantidade enorme de palavras chaves relacionadas com suas marcas e produtos mais
vendidas
(ou
possíveis). Antecipando-se ao aumento de vendas da temporada, os anunciantes se lançaram em massa para comprar combinações de palavras chaves.
Leia as pesquisas apontadas a seguir e terá uma clara idéia do que
estamos falando:
Em
janeiro, frases como:
-
presente empresarial
-
vale presente
FORAM
as mais usadas. Frases mais generalizadas como:
-
idéias para presentes
-
presente de Natal
São mais eficazes para fixar marcas que vender. Além disso, é preciso ter em consideração que se é usada uma frase ampla, como
"IDÉIAS PARA PRESENTES", é preciso ter umA
GAMA muito amplA de produtos para impressionar bem a quem visite o site em questão.
Outro detalhe importante é a página de entrada.
Segundo os especialistas, tem uma importância fundamental na tentativa de conseguir a venda. Ás vezes os anunciantes não querem que o consumidor entre
para visualizar apenas a página do produto que busca e deliberadamente o conduzem a outras, onde exibem uma gama maior de produtos.
Pensam que, limitando-o exatamente ao que está buscando, poderiam perder oportunidades mais interessantes.
Tão importante como a página de acesso é a
página de
pagamento, ou seja, onde é completada a transação. O conselho é simplificar ao máximo o tramite de cancelamento e que tudo resulte como prometia o aviso inicial.
FAÇA
UM TESTE E VEJA SUA FAMA: - Na era dos meios de comunicação, a globalização e a vida acelerada, muitos reclamam seus 15 minutos de fama, e para estes,
os sites de pesquisa são um magnífico alimentador do
egorreco. Basta escrever seu nome no site e na hora você obtém dezenas, centenas ou milhares de resultados, segundo cada caso. A
fama ou importância de cada um depende, claro, do número de resultados
que aparecem.
.
se
a moda PEGA: - Ao menos em Nova York, há aqueles que
pesquisam não para buscar informações detalhadas sobre uma pessoa, senão para examinar o número de referências sobre si mesmos e competir, assim, com os amigos.
.
APARECEU
RENTABILIDADE, APARECEU A CONCORRÊNCIA: -
Os sites de busca Yahoo e
MSN, estão começando a equiparar-se ao
Google tanto na preferência dos usuários, como em sua eficácia na hora de realizar
pesquisas. Assim o demonstrou uma pesquisa realizada pela empresa
Keynote Systems a partir da opinião de 2.000
internautas que perguntou sobre as preferências dos usuários e o comportamento
da web ao efetuar
pesquisas, que afirmam que esta melhora foi possível graças às mudanças em seus serviços locais. Estes três líderes são seguidos de perto por Ask Jeeves e
Lycos.
..
O instituto de pesquisas de mercado Vividence Corporation, realizou experiências recentes
com 2.000 usuários de Internet testando os buscadores mais populares. Os
pesquisados deveriam buscar produtos, lojas e responder determinadas perguntas com a ajuda da Internet. O estudo deixa claro os usuários de buscadores obtém resultados quase igualmente corretos e úteis com
Yahoo, Ask Jeeves, Microsoft MSN
e Lycos
que com Google.
Em quanto a pergunta que deveriam responder:
-
55% dos usuários do Google a responderam corretamente,
-
enquanto
a porcentagem entre os usuários de outros buscadores foi entre 52 e
54%.
Na busca de um serviço ou loja
local:
na busca do preço mais econômico de um
produto:
O estudo de Vividence mostra que
os usuários do Google sãob os mais fiéis ao
site.
PORQUE
TANTA FIDELIDADE?
USUÁRIO
CRIA LAÇOS AFETIVOS COM OS SITES
-
Somente 9% pensam na possibilidade de trocar de
site no futuro.
-
Ao contrário, no MSN encontraram o nível mais alto de infidelidade, com 32%.
-
Yahoo se encontra em uma posição intermediária, com uns 22% de usuários que poderiam tentar novas opções de busca no futuro.
Outro dado interessante do estudo é
que Quando um não funciona, vai-se a
outro:
-
75% dos entrevistados afirmaram contar com um provedor favorito para as buscas
-
enquanto que uns 20% recorrem a sites diversos para realizar suas
pesquisas, personalizando sua busca.
-
No entanto, 50% dos usuários reconhecem que quando seu site favorito não lhes proporciona o resultado desejado vão para outro
site para ver se tem mais sorte.
-
Lamentavelmente os entrevistados afirmaram que em 20% dos casos não encontram o que buscam.
.
As últimas novidades em
SISTEMAS de PESQUISA:
- Quando se trata de programas de busca,
Yahoo
e Google são os titulares
da
1ª PAGINA
como os favoritos da maioria dos usuários. Mas não são
em absoluto os únicos programas de pesquisa disponíveis no mundo cibernético.
.
Os sites de
"meta-PESQUISA", quer dizer, os que aceitam uma palavra chave e
pesquisam simultaneamente em vários sistemas de busca,
continuam evoluindo e apresentam agora uma interessante opção a
pesquisa num só sistema:
Vivisimo:
- É categoricamente distinto entre os meta-buscadores. Busque algo em
Vivisimo e o site não somente lhe apresentará resultados de uma
pesquisa múltipla entre muitos buscadores, além de organizar estes resultados automaticamente em categorias. Inicie uma
pesquisa com a palavra
"Dom
Quixote", por exemplo, e
Vivisimo
exibirá os resultados dizendo quantas páginas haverá dentro das categorias,
livros, frases, fotos...
Além disso oferece uma excelente forma de explorar a natureza associativa da Web para encontrar informação de interesse.
.
Kartoo:
- É a ferramenta de meta-busca ideal para aqueles que gostam de expressão gráfica. No lugar de apresentar os resultados da maneira convencional, em uma lista,
Kartoo reporta os links encontrados em forma de
"mapa" com documentos interconectados. Ao passar o mouse sobre estes documentos, em uma imagem no lado direito da tela aparece um resumo da página em questão. Ao tirar o mouse da lista de documentos encontrados, você verá os tópicos encontrados pelo buscador sobre a palavra chave. E o mais interessante de tudo,
Kartoo
está disponível em muitos idiomas, incluindo o português.
.
Dogpile:
- É um velho favorito que já existe há alguns anos, mas ao qual agregaram algumas novidades, incluindo a possibilidade de encontrar notícias, vídeos, música e imagens de múltiplos buscadores, além das conhecidas páginas Web. De aparência mais rigorosa que
Google,
o
Dogpile permite agora também personalizar a maneira de mostrar os resultados da busca.
.
Filtros para
crianças: - Se você tem crianças em casa,
tem de estar consciente dos problemas que enfrentará com a Internet, onde há muito material que você não gostaria que aparecesse ante
os olhos delas. Google e Yahoo proporcionam filtros, mas, pese a isto, há páginas questionáveis que seguem passando pela peneira.
.
OneKey:
- Apresentando-se como "o buscador seguro para as crianças",
se associou com Google para
desenvolver o que qualifica como a maior base de dados on-line de sites
"seguros para as crianças".
OneKey usa uma combinação de sites já filtrados
pela mão humana com a informação já referendada pelo
Google,
para determinar os sites disponíveis para a busca.
.
Yahooligans:
- Yahoo! apresenta sua já conhecida página
para crianças de 7 a 12 anos. Um site de busca e apresentação desenhado especialmente para crianças, oferece numerosos recursos de entretenimento, além da busca tradicional. O site oferece um guia (tutorial) de
"segurança on-line" dedicada tanto para as crianças como para os pais.
Uma de cada cinco crianças recebe uma incitação sexual através da
Internet, afirma este site. também é notório que a pedofilia vem
aumentando de sobre maneira, por isso toda precaução é bem
vinda.
.
Não
que com isso você deve cortar o acesso das crianças à internet, seria
não incentivar o futuro delas e deixar à margem do que é atual apenas precisa estar alerta e acompanhar-las seguidamente
nos trabalhos e nos momentos que passam na web. de passo já aproveita e
compartilha bons momentos.
Yahooligans! dá conselhos aos pais sobre como falar às crianças de etapas etárias específicas sobre os perigos da Internet, a tempo de oferecer vídeos destinados a assegurar um entorno on-line seguro para as crianças.
.
Teoma:
- Recém lançado na categoria de programas de pesquisas gerais, facilita a maneira de salvar uma das dificuldades principais destas operações on-line: o de ajustar a busca para se encontrar com precisão a informação que se requer. Além de apresentar os resultados habituais,
Teoma
lamentavelmente, só é em inglês, contém uma coluna com recomendações para ajustar a
pesquisa. A busca por
"Ernest Hemingway", por exemplo, resultará em um número incrível de links. Mas
Teoma
sugerirá formas de ajustar a pesquisa oferecendo links como "Livros de Ernest Hemingway" ou
"Biografia de Ernest Hemingway".
.
SpeechBot:
- Um dos buscadores mais notáveis lançados recentemente na Web é, de Hewlett-Packard, que, além de textos, também oferece recursos em áudio e vídeo, procedentes de fontes tanto públicas como comerciais. Para ouvi-los necessitam-se os recursos multimídia já incluídos nos navegadores.
Speechbot tem a capacidade única de buscar informação específica dentro de enormes arquivos de voz. A busca de "William Shakespeare", por exemplo, dará como resultado clipes de áudio em que Shakespeare é mencionado, além daqueles dedicados exclusivamente ao poeta.