TENDÊNCIAS NO CONSUMO ATUAL
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sala
de análise de mercado
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Uma
maneira de reconhecer as tendências atuais do consumo é observar as
mudanças experimentadas no comportamento do consumidor, conhecendo
assim as suas necessidades.
É importante reconhecer e entender este
comportamento que determinará a compra e o consumo, e por tanto assim
poder saber se um determinado produto ou serviço, com certas e determinadas características, terá êxito nesse entorno.
A
compra e o consumo de produtos é uma manifestação do comportamento
do indivíduo, diretamente determinado por suas atitudes. Estas, por
sua vez, vem definidas definidas por seus valores.
Os valores fazem referência às opiniões das pessoas sobre conceitos
como tradição, religião ou família, ou outros aspectos
importantes da vida. Estão fortemente enraizadas, e experimentam
raras mudanças. Estes
valores dirigem e conformam as atitudes, o que a gente pensa sobre
determinadas situações, produtos ou marcas.
As
atitudes tem impacto no comportamento, por exemplo nas intenções de
compra, na freqüência de consumo ou na repetição da compra. São dinâmicas,
e experimentam mudanças de maneira mais rápida que os valores.
Mas
no comportamento do consumidor também tem influi os aspectos demográficos.
De
fato, as primeiras quatro tendências que veremos a estão estreitamente
vinculadas a estes fatores. Mas se trata, no entanto, de variáveis
demográficas que vem se tornando cada vez mais complexas, e que derivam
no que atualmente se chamam:
fatores
psicográficos, que permitem segmentar o público pelo que pensam e
pelo que fazem.
Esta
complexidade sócio-demográfica significa que atitudes e
comportamentos comuns serão compartilhados por uma variedade de
grupos sociais diferentes, em distintos contextos. Assim indivíduos
que tenham a mesma idade, gênero e classe social, podem agir e pensar
de formas totalmente diferentes. E também entram em jogo os estilos
de vida, que refletem as atividades diárias e os modos de vida.
Apesar
de que existem numerosas maneiras de descrever estes atos, o
comportamento de consumo é a atividade que melhor os reflete.
Tendo
estes aspectos em conta, no âmbito dos produtos de consumo surgem "tendências".
A relação entre valores, atitudes e comportamentos, junto com os
estilos de vida de um determinado momento, marcam uma série de tendências
globais atuais em torno do consumo:
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1.
A segmentação meramente sócio-demográfica tem ficado obsoleta.
Quatro fatores tradicionalmente simples tem se transformado em algo de
maior complexidade:
IDADE:
Não se trata de um aspecto físico, senão de uma identidade. Nos
encontramos com crianças que se comportam como jovens, a
adultos que agem como jovens, e a idosos que gozam de uma segunda
juventude.
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GÊNERO:
As diferenças
entre homens e mulheres cada vez são mais fracas. Os homens leva, a
cabo comportamentos que anos atrás só pensavam ser aptas para
mulheres, e o termo "metrosexual"
alude a um comportamento atual e vigente.
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ESTRUTURA
FAMILIAR: A estrutura
familiar tradicional tem derivado em múltiplas opções pelas que
podem optar um individuo. Casais de fato, não ter filhos, ou tê-los
sem necessidade de um companheiro, são aspectos sociais atualmente
reconhecíveis.
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RENDA:
A correspondência
de maiores rendas, compras de produtos de luxo, já não é
diretamente proporcional. Os grupos de renda mais altos tem optado
por tendências "anti-luxo":
simplicidade,
comodidade, gastar em bem-estar e desporte…
Por outro lado, grupos de rendas menores aspiram e se permitem
compras de valores mais altos.
2.
O estilo de vida atual tem empurrado o consumidor a procurar
Comodidade, a cuidar sua Saúde e a não renunciar ao Prazer.
COMODIDADE:
A falta de
tempo é um dos fatores principais que descrevem o modo de vida
atual. A cozinha, a limpeza da casa ou fazer as compras são
consideradas coisas secundárias as quais tem que dedicar o menor
tempo possível. Qualquer solução neste sentido é muito bem vinda
por parte do consumidor ("on
the go").
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SAÚDE:
Existe um
interesse notável no cuidado pessoal (saúde
mental, saúde física e beleza).
Existe uma preocupação pelo problema da obesidade, e os produtos
saudáveis, orgânicos e naturais se impõem com força.
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PRAZER:
Mas não se
renuncia as novas experiências, a novas sensações. Comida exótica,
entornos agradáveis, sabores novos…
3.
e também cobram importância novos valores o concepções vitais.
INDIVIDUALISMO:
- Se busca ser
uno mesmo, ser reconhecido pelas necessidades próprias e
individuais, não pelas necessidades globais de um grupo o de um
mercado massivo. O consumidor procura que se lhe identifique como
individuo, com gostos e preferências particulares.
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LAR:
O Consumidor
dá importância ao seu lar, a sua família. Demandam seguridade,
simplicidade, em definitiva conforto, para ele mesmo e para os seus.
Os tempos de prazer e entretenimento, cada vez se desfrutam mais em
este espaço próprio.
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CONEXÃO:
É crescente
a importância que muitas pessoas dão ao estabelecimento de relações
de valor com as demais, que terminam se convertendo em autênticas
experiências vitais. Os produtos e marcas muitas vezes são o ponto
de união, criando autênticas "COMUNIDADES" em torno ao
seu uso e desfrute.
Estas
10 tendências tem que ser levadas em conta na hora de realizar
atividades de marketing e comunicação. Mensagem
que o individuo sinta personalizados e que reflitam seus
interesses.