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Uma boa impressão é fundamental
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sala dos
artigos de apresentações
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Se é certo que a primeira
impressão é definitiva para o desenvolvimento de uma relação, também é
certo que temos apenas 10 segundos para produzir essa boa imagem que irá
nos permitir começar a formar uma relação comercial e daí poder atrair o
interesse pelo que vamos apresentar (produtos ou serviços). Lydia
Ramsey, uma renomada professora em etiqueta comercial que assessora
agencias governamentais do EUA, comenta que mesmo que o primeiro contato
com alguém se faça pessoalmente, por telefone ou internet, nunca temos
tempo a perder
(Artigo:
Os 3 V da venda: Sinais
Visuais, Vocais e Verbais).
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Para causar uma boa impressão é necessário compreender como as pessoas
realizam o julgamento da idéia e do conceito para estabelecer o vínculo
relacional, e com essas informações tentar obter melhores resultados.
Por isso e importante que saiba que nos encontros presencias ou cara a
cara: 93% de como vão julgar a você como pessoa, se baseia em dados não
verbais, ou seja apenas pela sua aparência e linguagem gestual. Por isso
para melhorar os resultados das apresentações, ela aponta para algumas
dicas interessantes que aumentarão as chances de esses encontros darem
certo:
•
Sorria:
sorrir é o melhor recurso, especialmente quando se está querendo
vender alguma coisa, porque indica comodidade com a situação e
confiança.
•
Olhe:
profissionais seguros do produto e serviço que vendem, olham
naturalmente nos olhos do cliente, não somente para falar, mas
também prestando atenção naquilo que o cliente diz, numa clara
demonstração do interesse que nutrem por ele.
•
Posicione-se:
mantenha uma leve inclinação para o cliente, para demonstrar
entrosamento na conversação. Saiba gesticular e aprovar mediante
elegantes gestos o que o cliente está dizendo e também nas suas
argumentações
(Artigo:
como organizar visitas).
É muito importante que
saiba que as palavras que você pronuncia, representaram apenas:
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7% do resultado de sua
apresentação caso for presencial.
•
30% do resultado de
sua apresentação se for por telefone e o tom de voz passará a ter
70% de peso.
Como conclusão podemos
entender que o ditado mais filosófico para profissionais da linha de
frente é: "não é tão importante o que se diz, como se diz".
•
As primeiras palavras:
mesmo que os estudos apresentem que as palavras constituem apenas
sete por cento do contexto geral, esse percentual começa a mudar ao
passar dos primeiros segundos, por isso mesmo que os primeiros
segundos sejam preciosos para a apresentação, os seguintes são os
que caracterizam a relação que se seguirá. Outro detalhe que
seguidamente deixamos por alto é lembrar do nome da pessoa com a
qual estamos falando. Quando você utiliza o nome da pessoa dentro
dos 7 segundos e nas primeiras doze palavras, está dando a pauta de
que valoriza a pessoa e que a mantêm em mente. Nada engancha mais
que ser chamado pelo nome. O prof. Dale Carnegie costumava dizer: O
nome é para a pessoa, o som mais doce
(Artigo:
4 Pilares Fundamentais
numa entrevista de vendas).
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•
Detalhes:
o cabelo e os sapatos são detalhes importantes. Sem dúvida são
detalhes importantes no caso das mulheres, mas também no caso dos
homens. Pelo cabelo que determinamos algumas características da
pessoa, mesmo que tenha dias que esteja melhor que em outros.
Assegure-se de seu aspecto no dia de uma entrevista. Os sapatos,
curiosamente, aparecem nos estudos como um detalhe levado em
consideração. E mais, figuram como uma da coisas que primeiro se
olham
(Artigo:
Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).
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O caminhar:
a maneira de caminhar se percebe como expressão de personalidade. Um
caminhar rápido e enérgico denota personalidade forte e decidida.
Adote o passo segundo a impressão que deseja causar. O aperto de
mãos, considerado por muitos como uma técnica deliberada para
refletir personalidade. O primeiro que se faz ao iniciar uma
conversação é adiantar a mão. Ninguém ignora que um bom aperto de
mãos deve ser firme, fechando, com força delicada e decisão,
mantendo a própria mão em volta da outra
(Artigo:
Princípios Imutáveis
das Apresentações de Vendas).
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E finalmente, o cartão:
o cartão comercial, pode ajudar a completar a imagem de sua pessoa.
Tenha-o sempre a mão e em quantidade suficiente para não deixar
ninguém sem ele. Quando alguém lhe dá seu cartão de apresentação,
pegue o cartão pelas bordas, agradeça a pessoa e leia o cartão no
ato. Pode de maneira inadvertida refletir desrespeito se pegar o
cartão e o guardar no bolso. Ler o cartão não mostra somente que
está interessado, como também lhe dá a oportunidade de aprender algo
sobre a pessoa e sua companhia que poderia ajudar-lhe a manter uma
conversação que valha a pena
(Artigo:
O seu cartão de visita
passa no teste do lixo?).
Profª. Lydya
Ramsey
http://www.mannersthatsell.com
ARTIGO
RECOMENDADO:
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As
personalidades dos Profissionais em Vendas
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