.
Marketing lateral: os
kiwis dourados
.
sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
Já conheceu os kiwis
dourados... a variedade que anunciam nas melhores fruteiras e
mercados de Europa? A companhia
Zespri International detentora da
patente desta variedade de kiwi, explica que a nova variedade, é
fruto de uma operação de engenharia botânica, marketing lateral e
inteligência competitiva.
O kiwi originariamente se
produzia só na Nova Zelândia, falamos dos tempos modernos, porque na
realidade vem da China. Com o passar dos anos outros países inclusive
Brasil), lançaram-se à produção desta fruta e arrebataram a Nova
Zelândia sua exclusividade no mercado mundial, que ademais representa
40% das exportações deste país
(Artigo:
O QUE É MARKETING LATERAL).
.
Ante esta séria ameaça para seus rendimentos, os produtores de kiwis
neozelandeses, que se agrupam na companhia
Zespri International,
detentora da marca e patente que comercializa o kiwi neozelandês,
desenvolveram um novo kiwi dourado:
Zespri Gold, em colaboração com um
instituto de pesquisa horto-frutícola, porém não se menciona nada de
engenharia genética, fala-se de desenvolvimento natural de uma nova
espécie
(Artigo:
Customer made: co-criação
entre empresa e clientes).
.
A polpa deste kiwi é amarela e seu sabor mais doce e tropical. O produto
está funcionando bem e como está patenteado, quem queiram cultivá-lo têm
que pagar licenças e royalties a Zespri, isto é, aos produtores de Nova
Zelândia. E não pararam aí, agora estão desenvolvendo outro kiwi cuja
cor seria uma mistura de verde e amarelo com uma espécie de halo
vermelho
(Artigo:
A mudança é inevitável, o crescimento é opcional).
Zespri espera
converter-se no eterno adesivo dos kiwis de cores, tão conhecida
como Chiquita e Dole. A marca conta agora com uma quota de mercado
do 20%.
.
Artigo recomendado:
.
vendendo através da
cor do produto
|