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A importância de uma boa segmentação

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A "segmentação" dos clientes é o processo de "dividir ou fracionar" o mercado em grupos distintos de compradores que requerem diferentes ofertas e mix de marketing. Os segmentos são grupos de clientes com um interesse similar por certos tipos de produtos ou serviços e são um poderoso instrumento que auxiliará no intuito de apresentar propostas e ofertas que atendam aos desejos destes grupos de clientes (Artigo: precision marketing - Marketing de precisão).

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Os segmentos se baseiam em comportamentos de consumo, questões demográficas e estilos de vida. Para cada segmento de consumidores podem se criar diferentes programas de marketing personalizados, de forma que os produtos se enfoquem de forma diferente em função do tipo de consumidor ao que se dirige a campanha. O objetivo da segmentação de clientes é o desenvolvimento de ações de marketing que permitam aumentar a venda, a retenção de clientes, as vendas cruzadas e as referências (Artigo: O QUE É MARKETING LATERAL).

As características do segmento ideal: o segmento ideal tem umas características definidas quanto a comportamento e perfil demográfico. Por exemplo: casais de aposentados, profissionais com alta mobilidade entre 30 e 60 anos, estudantes universitários, famílias com filhos pequenos. Quanto aos clientes corporativos, devem classificar-se em função de sua área de atividade empresarial, tamanho, faturamento, vendas anuais e número de funcionários (Artigo: Conheça realmente a seus clientes...).

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Seu rendimento pode ser medido através de grupos de controle: as empresas devem contar ademais com responsáveis para cada segmento, pessoas que dediquem seu tempo ou parte dele ao seguimento e atualização dos dados deste segmento. Uma boa definição dos diferentes segmentos dos quais se pode compor uma lista requer de 3 elementos principais: "conhecimento especializado, análise e aproveitamento dos episódios":

O conhecimento: requer de estrategistas de marketing experientes que possam desenvolver hipótese para cada segmento possível, incluindo as recompensas necessárias para modificar o comportamento do potencial cliente (Artigo: Geo-marketing: quem compra onde?).
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A análise: supõe empregar a análise estatística para aceitar ou recusar as hipóteses: Existe este segmento?, quanto a população gasta desse segmento?, quais são seus rendimentos?, quando consomem produtos de nossa categoria?, quanto vai nos custar mudar sua atitude? (Artigo: estrategistas de negócios, Estudam demografia).
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Os episódios: são histórias de sucesso ou de fracasso que ilustram o que a empresa (ou outras empresas) fez anteriormente para mudar o comportamento dos consumidores de segmentos como o que se analisa. Isto facilita pistas sobre o que funciona ou não. Pode-se começar num episódio e desenvolver uma hipótese que pode ser colocado em teste antes de realizar um lançamento a esse segmento (Artigo: CADA PRODUTO TEM UM CONSUMIDOR CERTO).

O desenvolvimento de uma boa estratégia para cada segmento implica:

Comunicar-se com os segmentos por correio, e-mail, atendimento pessoal.

Desenhar recompensas para modificar o comportamento.

Realizar controles para medir o sucesso da estratégia.

Determinar um orçamento para implementar a estratégia.

Determinar objetivos específicos e critérios de medida do envolvimento para quantificar as mudanças no comportamento.

Contar com uma organização que se responsabilize pelo segmento.

Cada segmento da lista requer uma estratégia de marketing específica, com diferentes mensagens e recompensas. Cada segmento é mais ou menos rentável para a empresa e também tem diferentes necessidades. O desenvolvimento de uma estratégia de segmentos começa pelo entendimento de cada segmento, seu tamanho, valor potencial e a melhor forma de chegar a cada um deles. A seguir se planeja o conteúdo, as ofertas, o canal e a estratégia de contato com cada segmento. É conveniente integrar fases de teste e aprendizagem neste processo para poder otimizar e refinar cada decisão tomada durante o processo (Artigo: Não se pode competir contra a recomendação de um amigo).

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COMO DESENHAR ESTRATÉGIAS SEGMENTADAS: estes são os pontos que deve cumprir uma estratégia de marketing diferenciada por segmentos:

Destinar comunicações diferenciadas a cada segmento. Estas comunicações devem apoiar tanto às vendas a curto prazo como aos objetivos de marketing a longo prazo.

Utilizar o canal que melhor funcione com cada segmento. Terá que ter em conta o custo de cada canal e a possibilidade de utilizar estratégias multicanal com alguns segmentos.

As recompensas têm de basear-se nas preferências dos membros de cada segmento. Que preferem, uma noite de hotel grátis ou um bilhete de avião de presente? Estratégias de pontos ou vales?

Há que tratar bem aos clientes dos segmentos que mais interessam à empresa. Por exemplo, levantar-se para saudar pessoalmente a clientes chaves não custa demais e reporta uma satisfação ao cliente muito benéfica para a empresa.

Como começar: para começar é bom fixar-se nas experiências prévias com audiências segmentadas que tenham podido ter outras empresas, assim se obtém uma série de conselhos sobre o que se deve ou não se deve fazer e o que se pode transferir à base de clientes da empresa. A seguir se emprega a análise para estipular as necessidades de orçamento de cada segmento e determinar em cada caso se seria rentável uma estratégia específica. Uma vez determinados os segmentos interessantes e estabelecida a recompensa ou oferta específica, terá que estabelecer o orçamento e a pessoa responsável de cada segmento (Artigo: COMO TESTAR SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING).

Por outro lado é interessante estabelecer grupos de controle em cada segmento, que não seriam destinatários da estratégia segmentada e serviriam para comprovar a eficácia da estratégia. Estabelece-se um período teste da estratégia, criam-se os meios e mensagens e, finalmente, medem-se e comparam os resultados obtidos.

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